top of page
Foto do escritorMarcelle Cordeiro

Instabilidade emocional na pré menstrual

Para falar sobre instabilidade emocional na pré menstruação devemos entender que isso pode mudar de mulher para mulher em muitos níveis; algumas mais, outras menos. A instabilidade emocional quando em níveis extremos já se associa aos distúrbios e desequilíbrios gerados pela TPM (tensão pré menstrual). Outro ponto importante é entender que o nosso ciclo menstrual se comunica constantemente com o nosso emocional, por isso, muitas dores que se manifestam na TPM têm raízes emocionais e estão em sua maioria relacionadas à cargas e tensões que advém de picos de estresse e situações conflitantes que acontecem em nossas vidas e que por algum motivo não conseguimos assimilar. A nível fisiológico a oscilação emocional acontece porque os níveis hormonais tendem a diminuir na pré menstrual, principalmente o estrogênio; algumas pesquisas já sugerem que os hormônios do ciclo menstrual interagem com substâncias químicas do cérebro de uma forma que tende a afetar o humor nessa fase. Ou seja: isso é inteiramente natural e faz parte das fluídicas do corpo.


A nível emocional devemos considerar muitos fatores para compreender o movimento dessas oscilações emocionais. Se você é uma pessoa agitada, com um ritmo de vida muito acelerado ou até mesmo uma pessoa que tem dificuldades para se conectar com o corpo, com as emoções e sentimentos, é muito provável que você vivencie uma instabilidade emocional mais profunda na pré menstrual. Lembre-se: tudo aquilo que negamos o ciclo todo, tende a se manifestar nesta fase para que possamos acolher e olhar. Se você passa o ciclo todo longe dos sentidos, negando ou reprimindo os seus sentimentos, a sua pré menstrual provavelmente virá acompanhada de uma TPM. O corpo é tão inteligente que encontra uma solução para a manifestação e expressão de todo conteúdo emocional parado ou reprimido.


Por isso, é importante compreender mais profundamente o seu ciclo como um todo. Se a instabilidade emocional aparece uma vez ou outra, observe em especial como foi esse último ciclo para você; talvez tenha acontecido mudanças grandes em sua vida, uma separação, uma briga, um evento importante…


Tudo isso gera cargas emocionais no seu corpo que podem te levar à picos de estresse e se eles não forem bem administrados, podem se manifestar como uma TPM.


A raiva, a irritação, insegurança, choro, sensibilidade, vulnerabilidade, nada disso é ruim. Precisamos urgentemente ressignificar a relação que temos com nossos sentimentos e emoções. É profundamente natural se deparar com essa gama gigantesca de energia. Isso nos faz humanas. A diferença é a maneira que canalizamos essas emoções. Sentimentos e emoções são energias, descargas energéticas que passam pelo nosso corpo. E quando não estamos conscientes dela, reprimimos, negamos ou silenciamos, acabamos por canalizar essa energia de maneira auto destrutiva; com brigas, crises, desequilíbrios, estresse.


Por isso a energia da pré menstrual é poderosa: ela nos conecta com partes muito profundas da nossa personalidade e nos faz entrar em contato com milhares de sentimentos e emoções que não estamos acostumadas. A solução é utilizar dessa energia de maneira criativa, seja através da arte, da dança, da pintura, escrita, roda de conversa, enfim… São muitas as possibilidades e é importante que você encontre aquilo que mais ressoa com a sua realidade, aquilo que vai te auxiliar a movimentar essas energias de maneira mais consciente e saudável.


A pré menstrual não nos deixa louca. Ela apenas revela tudo aquilo que já existe dentro de nós. O que muda isso é a maneira como escolhemos canalizar essa energia em nossas vidas e ela pode ser profundamente poderosa e transformadora para os nossos processos de autoconhecimento, de criatividade, mudanças, organização, ímpeto e clareza.


Deixar de viver em guerra com o nosso corpo para desfrutar, aprender e ouvir os seus chamados.


Toda pré menstrual é uma oportunidade de se autoconhecer.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page